Tiramisu de panetone

Tiramisu de panetone

Bom Dia Chefs do Brasil e do mundo. Aprendi com meu pai a fazer torradas com o panetone ou colomba pascal e hoje sou viciado nisso. Ficam deliciosas junto ao chá ou café.

Porém algumas outras idéias nós podemos ter para dar ao panetone ou a colomba pascal uma cara nova. Que tal um Tiramisu de panetone ?

O verdadeiro Tiramisu italiano é feito com biscoitos champagne, queijo mascarpone, um café expresso bem forte e algumas receitas usam Amareto e outras, mesmo sendo italianas, Cointreau. Tudo vai de seu gosto. Os clássicos são versáteis o suficiente para resistir a inovações.

Comece por cortar o panetone ou a colomba pascal em fatias de, mais ou menos, 1 centímetro. Reserve.

Misture uma colher de sobremesa cheia de café solúvel. A esse café, acrescente uma colher de café de rum, Amareto, Cointreau, cachaça, o que quiser. Isso servirá para aromatizar e não para deixar o doce alcoólico. Junto a esse preparado, coloque uma colher de cacau, raspas de chocolate, chocolate derretido, Nescau, o que quiser que tenha chocolate, mas não esqueça que os achocolatados tem muito açúcar em sua composição.

Amasse um pedaço de ricota, bem amassadinho (se passar pela peneira, melhor) e acrescente açúcar e passas finamente cortadas e hidratadas em uma mistura de água morna com a bebida que está usando. Um pouco de creme de leite deixará essa mistura mais cremosa.

Agora vamos montar:

Faça um creme de chocolate usando o chocolate meio-amargo com creme de leite,mas ao contrário do ganache tradicional, use mais creme de leite fresco para que fique mais fluido. Acrescente ou não, passas picadas ou amêndoas (pode ser outras nozes que queira.A escolha é sua).

Primeiro embeba no café uma fatia de panetone. Apenas passe rapidamente o fundo dela, porque ela irá absorver e se deixar muito ela se desmanchará. Coloque no prato que vai servir ou se quiser fazer em maior quantidade em uma travessa.

Agora coloque a ricota adocicada.

Repita essa operação três vezes, ou seja, três camadas.

Por cima enfeite com chantily e raspas de chocolate.

Leve à geladeira por uma hora, pelo menos, antes de servir.