Mignon e Duxelles no Creme

Mignon e Duxelles no Creme

Muitas vezes temos um pedaço de carne e queremos mudar um pouco do bife do dia a dia.

Para isso existem muitos preparos. Um desses é o clássico francês chamado duxelles que é um preparo de cogumelos e cebola.

Alterei essa receita e o resultado não poderia ser melhor, por isso, compartilho aqui:
Comece por escovar os cogumelos. Usei o Shitake nesse preparo. Não os lavo, pois além de usar orgânicos e de uma procedência boa, sou contra lavar esse tipo muito poroso de cogumelo, pois ele absorve muita água.

Pique-os. Desta vez retirei os talos, mais duros, mas não desperdice, pois esses podem ser reaproveitados nos caldos que preparamos.

Descasque e pique finamente uma cebola. Evite deixar pedaços grandes, pois eles irão aparecer e não queremos isso.
Pique um pouco de bacon bem miudinho.

Em uma frigideira boa, coloque o bacon com um fio de azeite para ajudar na cocção. Quando estiver tostadinho, coloque uma colher de manteiga e deixe derreter.

Adicione a cebola picada e sue (suar é apenas amacia-la, sem deixar caramelizar).

Coloque os cogumelos picados e misture bem. Não deixe muito tempo. Algo em torno de apenas um minuto.

Junte creme de leite fresco. Se não tiver, use o de caixinha (existe uma diferença entre os cremes de leite, tanto o fresco, quanto o de lata e de caixinha. Cada um se presta a um preparo. Prefira o creme de leite fresco, pois esse pode ir ao fogo e não talha, além de conferir muito mais sabor, porém leve em conta que o teor de gordura dele está em torno de 35%).

Experimente o sal e coloque se necessário, assim como uma pitada de pimenta do reino moída na hora.
Ao desligar o fogo, adicione salsinha fresca bem picadinha e misture bem.

Hora de fazer a carne !!
Para fazer esse preparo, usei o miolo do filet mignon. Para que ele fique no ponto perfeito, sele na frigideira de todos os lados e leve ao forno a 180ºC por uns 5 a 6 minutos. Retire e deixe descansar uns 3 minutos.
Coloque no centro do prato e, por cima, coloque a duxelle.

Para acompanhar sirva endivias grelhadas.
Para fazê-las, escolha as que estiverem mais bonitas e retire as duas primeiras folhas. Corte ao meio e leve a uma frigideira com manteiga, sal e um pouquinho de mel.

Fonte: Ripp