Esculturas de Frutas e Legumes – Chef Milton Nisti

Esculturas de Frutas e Legumes – Chef Milton Nisti

Baixe uma Apostila Tutorial em PDF para Esculturas de Frutas e Legumes, de Milton Nisti.

História Esculturas de Frutas e Legumes

A arte de esculpir em frutas e legumes já vem de tempos remotos. Antes de Cristo povos asiáticos preocupavam-se em tornar mais atraentes os alimentos ofertados aos deuses. Nesse setor destacaram-se especialmente os budistas. Com o passar dos anos este hábito tornou-se tradição e prática religiosa atingindo altíssimos graus de perfeição.
Os tailandeses são verdadeiros especialistas nesta arte peculiar. A características são as flores, principalmente em melancia. A um primeiro olhar parecem-nos impossíveis de serem executadas. Entretanto um olhar mais atento, de alguém acostumado às técnicas plásticas, permite perceber que por trás desta maravilhosa e efêmera arte existe uma lógica técnica que se praticada, com dedicação, permite qualquer pessoa obter um resultado bastante satisfatório.

As habilidades necessárias são: boa observação e coordenação motora. Nada além do que exigido a qualquer um que queira, por exemplo, ser alfabetizado. Explicando melhor; quando aprendemos a escrever treinamos nossa mão a repetir os símbolos que nossos olhos enxergam. O professor desenha um “o” e “copiamos” um “o”. Ou seja, olhamos e interpretamos em nosso papel o que vemos. É claro que no caso da escrita temos um conjunto limitado de letras, entretanto, conforme vamos progredindo entram novos símbolos, a exemplo os matemáticos, ou palavras, ou formas geométricas.

O grande empecilho que temos é o medo de errar ou de não termos habilidades. Bem isso é normal. Tenho muitos anos e prêmios em artes e, apesar da experiência estaria mentindo se dissesse que não sinto uma pontinha de ansiedade em cada trabalho que irei executar. O que faço é relaxar e procurar me envolver com o trabalho, me preocupando com o momento e não com o final, é mais ou menos como um pé atrás do outro. Ou seja, vou cortando a fruta ou legumes procurando fazer movimentos coordenados e coerentes, um de cada vez e não começo um trabalho preocupado logo em terminar ou se ele irá ficar bonito. Beleza é conseqüência se o trabalho for bem feito.

A arte de esculpir frutas ou legumes é basicamente através de cortes, não é possível modelar, é esculpir mesmo. No máximo algumas montagens.
Quando bem feita, uma escultura em fruta ou legume dá um requinte a uma festa. As pessoas ficam fascinadas.

[PDF] Apostila e Curso Esculturas Frutas e Legumes

BAIXE aqui o PDF Oficina de Esculturas Frutas e Legumes.

O Chef Milton Nisti

Veja a entrevista de 2010 no Programa do Jô, quando Milton Nisti venceu o 1º Campeonato Nacional de Escultura em Melancias, e um pouco da sua arte em alimentos:

Contate-o através do Website Milton Nisti.