Como Usar Talheres e Copos

http://www.chefsdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/12/como-arrumar-copos-talheres.jpgComo Usar Talheres e Copos

Em um jantar nos deparamos com vários pratos, talheres e copos, como não utilizamos toda esta quantidade em casa, parecerá, aos nossos olhos, muito confuso, mas saiba que cada item tem sua finalidade específica e devem ser utilizados da forma correta no momento correto, por isso preste atenção às dicas para se portar bem à mesa.

Começando com as taças ou copos, devem sempre estar ao lado direito do prato. A ordem estabelecida é o copo maior para a água, o copo médio para vinho tinto, que deve ser servido com as carnes vermelhas, e o menor para o vinho branco, e para quem desejar servir champanhe, sua taça deverá ficar por detrás das outras taças, como um apêndice. Esta é a maneira clássica e a mais utilizada em jantares.

Com os talheres, estes são distribuídos de acordo com a ordem dos pratos que serão servidos, partindo do talher mais distante do prato e um à um se encaminhando para o último prato com seu talher mais próximo. Esta disposição é simples, e não requer muito treino, a não ser que você ainda não tenha se adaptado com a utilização da faca no lado direito e o garfo no lado esquerdo, que é a maneira correta e a mais tradicional.

Para finalizar, se você ainda tiver dúvidas em como usar talheres e copos, poderá observar seu anfitrião, que se servirá primeiro e acompanhar seus movimentos, assim você não comete nenhuma gafe e já começa fazendo tudo certo.

Naturalmente, este é somente um dos modos para um setup. Ele pode ser bem mais complicado para ocasiões mais formais…