Curso de Gastronomia (10 sugestões para aprender a cozinhar “de verdade”)

Curso de Gastronomia (10 sugestões para aprender a cozinhar “de verdade”)

Quer seguir um curso de gastronomia, que ensine desde o mais básico até os pratos mais elaborados? Informe-se e transforme-se em um verdadeiro chef de cozinha! Eis a nossa lista de 10 lugares por onde começar e procurar uma vaga.

  1. IGA – Instituto Gastronômico das Américas tem uma rede em toda América Latina e em vários pontos do Brasil. Oferece diversos cursos de Gastronomia e Alta Cozinha; Confeitaria Profissional; Cursos Rápidos e para os pequenos “Cozinheirinhos”. Promove  o InterIGA, um evento internacional de gastronomia que reúne cerca de 2.000 alunos da IGA em uma competição de nível de estudantes, sendo a maior e mais importante que tem lugar na América latina, tanto pela competição e qualidade da mesma.
  2. Na ASSESC os acadêmicos estudam a história e a cultura de diversas etnias e suas contribuições para o campo da gastronomia; as técnicas e padrões da cozinha internacional; a gestão empresarial do setor; aprendem a receber, decorar, planejar e organizar eventos e, sem dúvida, aprendem a arte da boa mesa! O futuro gastrônomo formado poderá atuar como empreendedor do seu próprio negócio, bem como em cozinhas, salões e bares; na gestão empresarial; em consultorias e em pesquisas. Durante todo o curso, com duração de 3 anos e meio, os alunos promovem vários eventos gastronômicos, para aprimorar a prática e interagir com profissionais da área.
  3. O Espaço Gourmet é presente em Ponta Grossa, Joinville, Londrina e Ribeirão Preto, e oferece Cursos Rápidos; Master Chef, Chef de Cuisine (completo  e modular); Treinamentos e Cursos no Exterior.
  4. O Centro Europeu possui um moderno Centro de Gastronomia com uma sede gourmet dotada de modernas cozinhas didáticas com e avançados equipamentos à disposição dos alunos. A escola faz parte da AREGALA Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas. O Curso de Chef de Cuisine e Restaurateur do Centro Europeu recebe alunos de todo o Brasil e do exterior.
  5. Na UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Bacharelado em Gastronomia capacita profissionais para gerenciar, operacionalizar e criar atividades relacionadas ao setor de alimentos e bebidas. O bacharel em Gastronomia terá suporte de conhecimentos em bioquímica dos alimentos, química dos alimentos, microbiologia de alimentos entre outros voltados às diversas culinárias, higiene e segurança alimentar. O profissional poderá prestar assessoria e consultoria gastronômica e atuar em empreendimentos da área gastronômica como: restaurantes de hotéis; hospitais ou de outros tipos de especialidades; buffets; resorts e parques de lazer; empresas de serviços alimentícios (congelados, fast foods, alimentação industrial); catering (empresas de fornecimento de refeições para linhas aéreas); hospitais; cozinhas de navios.
  6. Habilitação Curso de Gastronomia / Curso Seqüencial de Cozinheiro Chef: Internacional e Pâtissier da Universidade do Vale do Itajaí tem 5 estrelas no Guia do Estudante. O curso de Gastronomia possibilita ao profissional egresso duas titulações: a primeira, obtida após 4 semestres, capacita o egresso ao planejamento e a operacionalização da produção em cozinhas, padarias e confeitarias comerciais. A ênfase é do ensino prático e das bases do planejamento e da rentabilidade operacional. O diploma conferido é o de “Cozinheiro Chef Internacional e Pâtissier”. Ao final desses quatro semestres o aluno poderá concluir o Bacharelado em Gastronomia cursando mais 3 semestres.
  7. Do Curso Básico Iniciante ao Curso de Capacitação para Chef de Cozinha, a Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa transmite aos alunos noções básicas de culinária com preparo de saladas, molhos, massas, além de abordar assuntos como higiene, arrumação de mesas e segurança na cozinha.
  8. Com inúmeras opções, o Instituto Avançado de Gastronomia Brasil Chef oferece cursos especializados, como “Sushiman Profissional”, “Técnicas de Sushi e Sashimi”, “Gastronomia Árabe”, “Curso Pastas e Molhos”, “Macarons Gourmet” e o “Workshop hamburguer dos Chefs”.
  9. A Gastromotiva investe na formação de jovens de baixa renda, aumentando o número de turmas anualmente e criando outros projetos que buscam impactar as comunidades como um todo, além de eventos e palestras que contribuem para a divulgação do Movimento da Gastronomia Social. O Curso de Capacitação é o prato principal da Gastromotiva: ele transforma a vida de inúmeros jovens de 18 a 35 anos, cuja renda familiar é de até 3 salários mínimos, e que são apaixonados por cozinha.
  10. Enfim, para quem quiser se aventurar com a educação à distancia, pode tentar os cursos on-line do site  Ensino & Conhecimento: com um ambiente virtual interativo, vídeos em alta definição, acesso a documentos e suporte dos conteúdos com os próprios autores. O sistema funciona como a concessão de uso dos materiais por tempo determinado, ou seja, ao adquirir um determinado conteúdo você está adquirindo a concessão do mesmo para estudo e apropriação de novos conhecimentos. Os períodos para aprendizado são determinados pelos professores, levando em consideração o tempo necessário para que o usuário tenha plena condição de acessar os conteúdos diversas vezes, com muita tranquilidade e flexibilidade, ou seja, você pode ver e rever as aulas quantas vezes desejar ou for necessário dentro do período de concessão. Entre as vantagens de fazer um curso online, estão o acesso aos conteúdos no momento em que for mais apropriado 24 horas por dia; em qualquer computador, tablet ou smartphone ligado à internet em qualquer lugar no mundo, seja de sua casa, trabalho, escola lan-houses, cyber cafés, etc.; flexibilidade no ritmo de estudo. A desvantagem é que…. é tudo virtual.

E você, o que está procurando ?